
23 Jul Tiago Barbosa distinguido como “Melhor Especialista do Mundo em Desportos Aquáticos”
Pelo segundo ano consecutivo, o investigador Tiago Barbosa foi distinguido, pelo ranking Expertscape, como o melhor do mundo em desportos aquáticos. Mas o top 10 da tabela inclui ainda os nomes dos investigadores Daniel Marinho, Pedro Figueiredo, Mário Costa, Henrique Neiva, António Silva e Jorge Morais.
Para Tiago Barbosa, o trabalho colaborativo é «essencial», considerando que «hoje em dia não é possível realizar-se investigação com impacto internacional sem uma vasta equipa».
«Este posicionamento no ranking é fruto do trabalho realizado pelos investigadores do CIDESD que fazem o favor de colaborar comigo. Temos um grupo de pessoas coesas, dinâmicas, motivadas que partilham a paixão pela investigação, pelas Ciências do Desporto e pelos desportos aquáticos. Apesar de surgir no ranking um nome individual, é o trabalho de todas estas pessoas que está ali representado», reage.
O reconhecimento internacional do Expertscape chegou também para aos investigadores Daniel Marinho, que ocupa o 4º lugar da tabela, seguido por Pedro Figueiredo (5º), Mário Costa (6º), Henrique Neiva (7º), António Silva (8º) e Jorge Morais (10º).
«A nossa comunidade de intervenção – STRONG – tem um programa exclusivamente dedicado à investigação aplicada, bem como ao desenvolvimento de tecnologias em desportos aquáticos e exercício aquático, chamado de STRONGinWATER», salienta Tiago Barbosa que lidera o ranking da Expertscape na área dos desportos aquáticos.
O investigador não esquece, também, o apoio daqueles que «permitem a translação do conhecimento em inovação». «Arriscando-me a esquecer muitos, o movimento associativo tem estado sempre receptivo (clubes de natação, federação portuguesa de natação, entre outras), assim como diversas entidades privadas (empresa Nelo ou a Decathlon a título ilustrativo). Por fim, um agradecimento especial a atletas e treinadores que nos permitem executar os projetos. Eles são ponto de partida e de chegada da nossa investigação aplicada», remata.