Associação Nacional de Treinadores de Basquetebol premeia três investigadores do CIDESD

Associação Nacional de Treinadores de Basquetebol premeia três investigadores do CIDESD

O prémio ANTB/FMB “Investigação no Basquetebol” foi atribuído ao investigador Jorge Arede pelo trabalho “Maturational development as key aspect in physiological performance and national team selection in elite male basketball players”

«É com enorme satisfação que recebo esta distinção que valoriza a produção científica no âmbito do basquetebol e, simultaneamente, permite a sua divulgação na comunidade de treinadores, contribuindo para a melhoria da sua capacidade de intervenção e, consequentemente, da qualidade do jogador», afirma Jorge Arede.

Além da publicação do trabalho na Revista da Associação Nacional de Treinadores de Basquetebol (ANTB), o investigador recebeu o prémio no valor de mil euros no Clinic Internacional ANTB Cidade do Barreiro, que decorreu nos dias 22 e 23 de Junho.

 

Nesta primeira edição do galardão que distingue e promove a produção de trabalhos de investigação sobre a prática da modalidade, foram atribuídas duas menções honrosas à investigadora Sara Santos pelo trabalho “Previous Sports Experiences influence the Effect of an Enrichment Program in Basketball Skills?” e ao investigador Bruno Gonçalves pelo trabalho “Clustering Performances in the NBA according to players anthropometric attributes and playing experience”.

«É com muito orgulho e apreço que recebo esta menção honrosa. Gostaria de agradecer à ANTB pela excelente iniciativa e estender a minha gratidão aos restantes autores do artigo. É um reconhecimento que valoriza o trabalho exímio que tem vindo a ser desenvolvido pelo CIDESD», sublinha Sara Santos.

Já o investigador Bruno Gonçalves considera que a distinção é «mais um contributo para o conhecimento científico aplicado e a extensão do que vamos desenvolvendo na comunidade científica do CreativeLab». «É, por isso, com muito orgulho que vejo reconhecido o trabalho desenvolvido em parceria com um grupo de investigadores de relevo internacional: Shaoliang Zhang, Alberto Lorenzo, Miguel-Angel Gómez, Nuno Mateus e Jaime Sampaio», acrescenta.