Investigadores participaram no 7º Congresso Nacional de Ginástica

Investigadores participaram no 7º Congresso Nacional de Ginástica

“Ginástica: entre o clássico e o emergente, segurança e comportamentos” foi o tema central do 7º Congresso Nacional de Ginástica, no qual participaram os investigadores Francisco Saavedra (UTAD), José Parraça (UE) e Maria João Lagoa (ISMAI).

Além de integrar a comissão científica do congresso, o investigador Francisco Saavedra apresentou os trabalhos “Active Healthy Aging. Practical recommendations for prescribing exercise in the frail elderly”, “O efeito dose-resposta do exercício multi-modal nos factores de risco das doenças cardiovasculares em idosos. O protagonismo do treino da força” e “Análise das diferenças nos níveis de actividade física, aptidão física e competência motora de acordo com estatuto ponderal: um estudo em adolescentes cabo-verdianos”. Estas investigações foram desenvolvidas no âmbito do Plano de Actividades Colectivo “Precision medicine and digital health in exercise training for chronic diseases (Passus, CKD)”.

O investigador do CIDESD desenvolveu ainda, em Comunicação Master, o tópico “Temas emergentes na ginástica actual, novas actividades, populações especiais, ciência e planeamento e alto rendimento”.

Já a investigadora Maria João Lagoa fez a primeira apresentação do projecto “Petiz – Physical Exercise for Toddlers And Infants in Family”. Trata-se de um projecto que pretende promover hábitos saudáveis e estilo de vida activo em bebés e crianças na 1ª infância e reeducar a família para a alteração de comportamentos com base na literacia física.

O 7º Congresso da Ginástica decorreu, de 21 a 23 de Setembro, no Multiusos de Guimarães e nos ginásios da Academia de Ginástica de Guimarães.