Investigadores do CIDESD integram órgãos sociais da SPB

Investigadores do CIDESD integram órgãos sociais da SPB

Até 2021, a Sociedade Portuguesa de Biomecânica (SPB) conta com os investigadores Paulo Roriz como vice-presidente do Conselho Directivo, Daniel Marinho, como secretário do Conselho Directivo, e Carolina Vila-Chã, como Secretária da Assembleia Geral.

A eleição para os novos órgãos sociais decorreu no 8.º Congresso Nacional de Biomecânica (CNB 2019), que teve lugar em Unhais da Serra (Covilhã), nos dias 15 e 16 de Fevereiro.

Na organização e na comissão científica do CNB 2019, estiverem envolvidos os investigadores Aurélio Faria, Carolina Vila-Chã, Daniel Marinho, Henrique Neiva e Paulo Roriz.

Durante o congresso, os investigadores Daniel Marinho e Henrique Neiva apresentaram a comunicação “Comparação de características antropométricas, cinemáticas, cinéticas e de eficiência entre nadadores e nadadoras jovens, do mesmo escalão competitivo”, enquanto que o investigador Aurélio Faria abordou o tema “Diferenças de sexo na distância vertical mínima do pé ao solo durante o caminhar na população envelhecida”. “Efeitos do treino funcional vs hidroginástica na força muscular e na oscilação do centro de pressão de idosos activos” e “Neuromechanical adjustments to a single session of isotonic eccentric heavy resistance exercise” foram os trabalhos que a investigadora Carolina Vila-Chã levou ao CNB 2019.

Organizado pela Universidade de Aveiro (UA) e pela Universidade da Beira Interior (UBI), o CNB é o evento mais representativo da biomecânica em Portugal.