St. George’s Park voltou a receber investigadores do CIDESD

St. George’s Park voltou a receber investigadores do CIDESD

Os investigadores Diogo Coutinho e Sara Santos regressaram a St. George’s Park, em Inglaterra, para participar em mais uma edição do Advanced Youth Award, promovido pela Football Association (FA). 

«Foi uma boa experiência, visto que houve uma grande receptividade por parte dos treinadores sobre o papel importante que a variabilidade tem no processo de treino. Esta nova presença na FA possibilitou-nos, ainda, apresentar sob uma perspectiva mais prática os trabalhos de investigação que temos vindo a desenvolver no CIDESD», referiu Diogo Coutinho, que ministrou o workshop sobre a implementação de variabilidade através de jogos reduzidos.

Já a investigadora Sara Santos complementou essa sessão prática com uma intervenção focada no desenvolvimento da criatividade em jovens futebolistas«É um desafio inspirador participar no curso da FA AYA repleto de treinadores predispostos a colocar em prática e a partilhar os nossos ensinamentos. Por outro lado, é extremamente gratificante ver o nosso trabalho reconhecido por associações de referência mundial», frisou.

Esta não é a primeira vez que os investigadores do CIDESD estão envolvidos no Advanced Youth Award e já está agendada uma nova participação entre os dias 6 e 8 de Maio.

«A participação de investigadores do CIDESD em cursos da FA, para transferirem conhecimento, é um sinal de reconhecimento ao mais alto nível. O desenvolvimento de jovens futebolistas é um processo demasiado importante e, neste sentido, não se podem descurar as contribuições da ciência em todas as suas dimensões», sublinha o director do CIDESD, Jaime Sampaio.

Durante duas semanas, a Federação Inglesa de Futebol organiza o FA Advanced Youth Award para profissionais que dirigem e treinam equipas de futebol de diferentes escalões de formação das academias inglesas mais reconhecidas (Chelsea FCManchester UnitedLiverpool FCManchester City FC).