No encalço das melhores práticas de comunicação de ciência

No encalço das melhores práticas de comunicação de ciência

O CIDESD esteve presente no 6º congresso da Rede de Comunicação de Ciência e Tecnologia de Portugal – SciComPT para assistir a painéis de debate, mesas-redondas e comunicações orais, onde se deram a conhecer estratégias e projectos para a promoção, comunicação e disseminação de ciência levados a cabo em Portugal, Espanha, Suíça e América Latina.

Ana Godinho, coordenadora do Grupo de Education, Communications & Outreach no CERN – Laboratório Europeu de Física de Partículas, marcou presença no SciCom para contar como é feita a comunicação de ciência num laboratório internacional. “O estado da arte da divulgação científica na América Latina” foi apresentado por Luisa Massarani, do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT) e líder do grupo de investigação “Comunicação e Sociedade” no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Pesquisas (CNPq), órgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) do Brasil. Já António Calvo Roy, presidente da Asociación Española de Comunicación Científica e director de Comunicação da Universidade Nebrija, abordou o jornalismo de ciência.

Óscar Menéndez, também da Asociación Española de Comunicación Científica, ministrou o workshop “Twitter y Redes Sociales – Redes Sociais e Comunicação de Ciência”, no qual foi possível recolher informações para melhorar a performance do CIDESD nessas plataformas.

Subordinado ao tema “Participação e inclusão em comunicação de ciência”, o SciCom reuniu investigadores, jornalistas, gestores e comunicadores de ciência nos dias 10 e 13 de Outubro, em Figueira Castelo Rodrigo. Foram apresentadas dinâmicas para aproximar a ciência do público em geral, nomeadamente através de exposições, da ilustração, do vídeo, do contacto com investigadores em workshops e em conversas informais, etc.

A próxima edição do SciComPT acontecerá de 29 a 31 de Maio de 2019, em Aveiro.