27 Jan Investigador do CIDESD ministra formação na Arábia Saudita
“Percepção visual no futebol” foi o tema abordado pelo investigador Pedro Esteves, em parceria com Ricardo Duarte (da FMH), no decorrer do “Football Education Course”, uma formação que decorreu em Riyadh, capital da Arábia Saudita, de 19 a 21 de Janeiro.
«Tratou-se de uma experiência muito rica na medida em que permitiu expandir a experiência tida até ao momento em actividades de consultoria de âmbito nacional e internacional, alargar a rede colaborativa mediante a ligação a novos agentes e organizações e, em paralelo, reforçar a escala internacional de intervenção do CIDESD ao nível das actividades de transferência de conhecimento», refere.
Os 12 treinadores de diversas nacionalidades (Argentina, Espanha, Reino Unido e Arábia Saudita) tiveram, assim, a oportunidade de contactar com uma abordagem ao treino da percepção visual no futebol assente num forte carácter inovador.
«Por norma, o treino visual nos desportos colectivos em geral, e no futebol em particular, é abordado a partir de uma perspectiva optométrica que valoriza diversos parâmetros associados à função visual como potencialmente relevantes para a optimização do desempenho em jogo. Contudo, existem evidências científicas que sugerem que aquilo que diferencia os atletas peritos dos não peritos é, fundamentalmente, o tipo de estratégias visuais utilizadas para detectar e explorar informação específica de suporte à acção e não as características abstractas da funcionalidade visual», explica Pedro Esteves.
Promovido pelo Leadership Institute (associado à General Sports Authority, entidade reguladora de cariz público na Arábia Saudita), o Football Education Course foi dirigido a treinadores de futebol enquadrados num projecto governamental de criação de academias desportivas com enfoque no desenvolvimento do talento desportivo, com ligações ao sistema desportivo (clubes) e sistema de ensino (Desporto Escolar e Educação Física).