International Society of Hypertension distingue projecto Enrich

International Society of Hypertension distingue projecto Enrich

Os resultados preliminares do projecto de investigação “Enrich – The Role of Exercise Training in the Treatment of Resistant Hypertension” foram premiados pela International Society of Hypertension. Os investigadores Alberto Alves e João Viana integram a equipa deste projecto.

«Esta distinção reconhece o papel importante que o exercício físico desempenha, enquanto ferramenta terapêutica coadjuvante, no controlo da pressão arterial ambulatória em pacientes diagnosticados com hipertensão resistente (HR)», refere Alberto Alves.

O projecto Enrich pretende avaliar, através de um estudo randomizado e controlado, os efeitos do exercício físico na pressão arterial ambulatória,  em pacientes com HR. O estudo procura ainda avaliar os efeitos na função autonómica, rigidez arterial, inflamação e regeneração e reparação endotelial e a sua implementação já envolveu 30 pessoas. Este projecto multicêntrico é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia/MCTES e co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e conta com a participação de vários investigadores de diferentes instituições de Ensino Superior e centros de investigação.

Os resultados preliminares do projecto vão ser discutidos no Congresso da International Society of Hypertension, que terá lugar em Setembro de 2018, na cidade de Pequim.