
05 Jun FCT apoia o projecto “HOLDAGE”
“HOLDAGE – The Hypotensive Effects of Home-Based Isometric Handgrip Training in Older Adults with Pre-Hypertension and Hypertension” é o nome do projecto de investigação que mereceu o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) / Compete 2020.
Há estudos recentes que comprovam que o treino de força isométrica de preensão manual (TFIPM) pode tornar-se um aliado no tratamento da hipertensão. “O efeito hipotensor induzido por este treino (cuja duração de cada sessão não excede os 12 minutos) é superior àquele que é induzido pelo treino aeróbio. Tendo em consideração que a adesão em programas de exercício aeróbio é reduzida, especialmente em idosos, o TFIPM pode ser uma estratégia mais conveniente e eficaz para o tratamento em idosos hipertensos ou para a prevenção em idosos com risco aumentado, isto é, em fase de pré-hipertensão”, explica o investigador Alberto Alves, que vai liderar os trabalhos.
Financiado pela FCT, o projecto “HOLDAGE” vai testar a hipótese de que o TFIPM é uma terapia anti-hipertensiva eficaz e capaz de reduzir a pressão arterial sistólica ambulatória em idosos com pré- hipertensão e hipertensão. Para tal, vão ser recrutados 84 idosos com pré- hipertensão e hipertensão através de hospitais locais e centros de saúde das regiões do Porto e Aveiro. Os pacientes vão ser alocados a um programa domiciliário de TFIPM, a um programa domiciliário de exercício aeróbio ou a um grupo de controlo, sendo que a duração de cada intervenção não ultrapassará as oito semanas.
“No início do estudo e após completar a intervenção, todos os pacientes serão submetidos às avaliações de pressão arterial ambulatória, aptidão cardiorrespiratória, função, lesão e reparação endotelial, rigidez arterial, marcadores de inflamação, função autonômica, composição corporal, níveis de atividade física, ingestão alimentar e qualidade de vida. Será também realizada uma avaliação qualitativa dos programas a partir da percepção dos participantes”, revela.
Os investigadores do CIDESD João Viana e Elisa Marques também integram a equipa que vai pôr em curso o projecto “HOLDAGE”, que conta ainda com a consultora externa Linda Pescatello, uma especialista mundial na área do exercício e hipertensão. “Esta equipa possui muita experiência profissional e científica na análise clínica, bioquímica e fisiológica, assim como na condução de programas de treino para idosos e pacientes com doença cardiovascular”, conclui Alberto Alves.