Encontro Renal 2019 premeia investigação do CIDESD

Encontro Renal 2019 premeia investigação do CIDESD

O trabalho “Quadriceps muscle and femoral neck bone changes associated with impaired kidney function and their impact on hip fracture risk in older adults: the AGES-Reykjavik Study” foi distinguido no Encontro Renal 2019.

Coube à investigadora Elisa Marques apresentar o trabalho, que tem também como co-autores os investigadores João Viana e Diogo Leal. «Este prémio representa o reconhecimento nacional do nosso trabalho de ligação entre a reumatologia e a doença renal crónica, em colaboração com o nosso grupo nos Estados Unidos da América e na Islândia», reconhece.

Para a investigadora do CIDESD, arrecadar a distinção de melhor apresentação na categoria de nefrologia clínica serve também para «reforçar o investimento que o grupo de investigadores do CIDESD no ISMAI tem feito na área do exercício e da doença renal crónica».

Já o investigador João Viana foi convidado a participar no simpósio organizado pela NephroCare, subordinado ao tema “Cross Talk: Osso, Vaso e Músculo”. “Exercício físico na Hemodiálise – relação com parâmetros ósseos e musculares” foi o tema da sua intervenção.

Promovido pela Sociedade Portuguesa de Nefrologia, o Encontro Renal 2019 decorreu entre os dias 28 e 30 de Março em Vilamoura, sendo que esta foi a primeira edição acreditada pela European Union of Medical Specialists (UEMS).