21 Feb Comité Olímpico de Portugal premeia trabalho do CIDESD
Os investigadores Luís Cid, Diogo Monteiro e João Moutão viram o seu trabalho «Adesão à Prática e Retenção de Clientes em Ginásios: Factores Preditivos da Manutenção do Comportamento ao Longo do Tempo» merecer a distinção do Comité Olímpico de Portugal (COP), no âmbito dos Prémios Ciências do Desporto 2018.
«Apesar da nossa principal motivação ser o prazer que sentimos por aquilo que fazemos, bem como a inquietude constante em querer encontrar respostas para as nossas preocupações científicas nesta área tão fascinante do conhecimento, este prémio representa o reconhecimento do nosso trabalho pelos pares, o que é sempre motivo de enorme satisfação e orgulho e que, em simultâneo, nos dá mais força e energia para continuar a fazer aquilo que tanto gostamos», referiram no final da cerimónia de entrega de prémios que aconteceu a 20 de Fevereiro, em Lisboa.
A investigação vencedora na categoria “Economia, Direito e Gestão do Desporto” (que recebeu 13 candidaturas) procurou os factores de motivação que ajudam a compreender a problemática do binómio retenção-abandono dos clientes dos ginásios, uma vez que «cerca de 50% das pessoas que inicia o seu programa de exercício num ginásio abandona-o ao fim de seis meses».
«Esta distinção é também o reconhecimento e a valorização do trabalho que é realizado nas instituições às quais pertencemos – a Escola Superior de Desporto de Rio Maior (ESDRM) do Instituto Politécnico de Santarém (IPS) e o CIDESD, sendo de realçar também a importância do trabalho realizado entre colegas de diferentes instituições», concluíram os investigadores.
Nesta 4ª edição dos Prémios Ciências do Desporto, foram distinguidos trabalhos nas categorias de Fisiologia e Biomecânica do Desporto, Economia, Direito e Gestão do Desporto, e História e Sociologia do Desporto, tendo sido recebidas 32 candidaturas.
No próximo ano, serão premiados trabalhados nas categorias de Treino Desportivo, Psicologia e Pedagogia do Desporto e Medicina do Desporto. Os Prémios Ciências do Desporto são uma iniciativa do Comité Olímpico de Portugal e da Fundação Millennium BCP.