03 Sep CIDESD 4.0
O próximo projeto de financiamento do CIDESD vai entrar na sua quarta versão. A missão do CIDESD centrar-se-á no desenvolvimento de recursos humanos capazes de desenvolver e monitorizar intervenções de nível avançado no âmbito das ciências do desporto, atividade física, exercício e saúde. Cada comunidade de investigação definiu objetivos bem ambiciosos para o próximo período 2020-2024.
O CreativeLab desenvolverá os programas (1) análise do rendimento desportivo, visando desenvolver plataformas web capazes de processar grandes volumes de dados posicionais e notacionais, permitido gerar relatórios de desempenho customizáveis e em tempo-real; (2) Skills4genius, academia de conhecimento reconhecida pela Fundação Calouste Gulbenkian, centrada nas interações entre a formação desportiva e educativa e (3) Talentódromo Desportivo, programa de desenvolvimentos de talentos e otimização do desempenho através de tecnologia avançada.
O STRONG desenvolverá (1) modelos de predição do desempenho desportivo suportados nas teorias dos sistemas dinâmicos e da complexidade, (2) modelos de execução técnica do movimento humano baseados em simulações numéricas e procedimentos analíticos, (3) desenho, desenvolvimento e validação de equipamento desportivos e (4) programas de treino e procedimentos de avaliação para otimizar o desempenho desportivo.
O GERON explorará a interação entre a atividade física e saúde ao longo da vida, com particular foco no envelhecimento ativo e nas doenças crónicas. Esta missão terá suporte nos programas ExTra4Health – exercício para envelhecimento ativo, doença renal crónica (NephroCare Portugal SA, exercício intradialítico), doenças cardiovasculares (EnRIcH, o papel do exercício no tratamento da hipertensão arterial; Passus, exercício e doença arterial periférica) e depressão (Happy Brain exercício para pacientes com depressão). A integração das novas tecnologias na prescrição do exercício (apps e plataformas web) e na monitorização dos programas de treino (sensores e roupas inteligentes) será um foco particular de todos estes programas.
Aproxima-se o início do programa Horizon Europe, provisionado com 100 biliões de euros de investimento em ciência e inovação. Serão excelentes oportunidades para fazer crescer o centro e definitivamente o catapultar para uma posição de referência internacional nas ciências do desporto.
A direção do CIDESD