08 Jan CIDESD 2019 reúne peritos do Desporto no ISMAI
O ano de 2019 ficará marcado pela realização da 5ª edição do Congresso Internacional do CIDESD, agendada para 1 e 2 de Fevereiro, no Instituto Universitário da Maia (ISMAI). Promover a actualização e a discussão científica sobre alguns dos temas que envolvem as Ciências do Desporto e da Saúde será o principal objectivo.
«Serão dois dias em que se procurará criar um ambiente de discussão fundamentada em torno dos tópicos de investigação que mais nos interessam. O programa desta edição é muito actual e diversificado, por isso, estamos certos de conseguir atrair o interesse do meio académico», afirma o director do CIDESD, Jaime Sampaio.
Foram mais de 200 os trabalhos submetidos, o que evidencia o reconhecimento e a afirmação do Congresso Internacional do CIDESD junto dos pares. Vão ser feitas 72 comunicações orais e exibidos 148 posters, no âmbito das comunidades científicas do CIDESD – CreativeLab, GERON e Strong, do projecto NanoSTIMA e da categoria “multidisciplinar”.
O Congresso Internacional do CIDESD arrancará com a intervenção “Physical Activity and Exercise as Medicine in Chronic Kidney Disease: A Translational Research Strategy”, proferida por Alice Smith, da Universidade de Leicester. Segue-se Craig Sale, da Universidade de Nottingham Trent, com a intervenção intitutlada “Exercise and Bone Health: is it all it’s cracked up to be?”.
A segunda sessão plenária começará com Bethan Phillips, da Universidade de Nottingham, a falar sobre o tema “Physiological adaptations to traditional and novel exercise interventions as a function of age”.
O primeiro dia fechará com as comunicações “Exploring the Creative Behaviour Routes in Sports: the Role of Enrichment Environments”, da investigadora do CIDESD Sara Santos, e “Legitimizing Physical Education as a Source of Joy”, de Ann MacPhail, vinda da Universidade de Limerick.
Javier Fernández, do FC Barcelona, e Hugo Folgado, da Universidade de Évora, serão os protagonistas da sessão plenária que encerrará a manhã do dia 2. “Filling the Gap or How do we Effectively Build and Translate Advanced Analytics to Professional Football Coaches. A F.C. Barcelona Story” e “Who, what, when and where? A comprehensive approach to multidimensional performance analysis in football” são os temas das suas intervenções (respectivamente).
A fechar o Congresso Internacional do CIDESD, João Brito, da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), falará sobre “Dealing with congested fixtures in football” e Ian Rollo, do Gatorade Sports Science Institute, apresentará o tema “Football and Nutrition: Building a Team”.