
17 Sep Aluno do IMPAS vai ministrar webinar do MOXY
“High Intensity Power Training” é o tema do webinar que vai ser conduzido por Jakob Olthoff, aluno do Mestrado Internacional em Análise da Performance Desportiva (IMPAS). O evento é promovido pelo MOXY – Muscle Oxygen Monitor no dia 22 de Setembro.
«No 2º semestre do IMPAS, os alunos são desafiados a desenvolver um trabalho de iniciação à investigação, onde se pretende que tenham acesso a instrumentos de avaliação sofisticados, definam metodologias que respondam ao objectivo do trabalho, recolha, tratamento e discussão de dados, que os ajude a desenvolver competência técnicas e científicas», refere o director do IMPAS, Nuno Leite.
Foi nesse sentido que a professora Catarina Abrantes, no papel de orientadora, sugeriu ao Jakob Olthoff o desenvolvimento de um trabalho de investigação onde podiam fazer uso de um sensor portátil (MOXY) de saturação muscular de oxigénio (SmO2), instrumento já utilizado em estudos relacionados com o efeito e os benefícios do exercício físico numa população com Doença Arterial Periférica.
«O Jakob Olthoff aceitou prontamente o desafio e desenvolveu o seu projecto numa perspectiva de perceber qual a variação de indicadores de intensidade do esforço como a frequência cardíaca, comummente utilizada no controlo da carga em exercício cardiovascular, juntamente com a avaliação da SmO2 um indicador que parece mais sensível às variações associadas a esforços intermitentes de intensidade elevada e, consequentemente, com mais aplicabilidade a modalidades como o CrossFit®», explica a investigadora do CIDESD.
Foram seleccionados três workouts das qualificações dos Reebok CrossFit® Games 2019 e verificou-se que a resposta da frequência cardíaca é menos sensível ao esforço realizado (e com tempo de atraso), enquanto que a SmO2 é muito sensível à variação da intensidade da carga e da estratégia do desportista, o que pode ajudar a desenvolver estratégias especificas de treino. «O Jakob elevou o seu trabalho a um nível muito interessante, tão interessante que foi aceite no European Congress of Sports Science (ECSS) em 2020 com o título “The Effect of Official CrossFit® Workouts on Temporal Relations of Physiological Changes: A Pilot Study on the Onset and Offset of Muscle Oxygen Saturation and Heart Rate”», conclui Catarina Abrantes.