08 May Treinadores croatas em formação com investigadores do CIDESD
O voleibol e o râguebi marcaram a recente viagem dos investigadores Luís Vaz e Paulo Vicente à Croácia. Ao abrigo do programa de mobilidade Erasmus+, leccionaram aulas sobre as duas modalidades na Faculty of Kinesiology Split e foram, ainda, convidados para ministrarem um workshop teórico-prático de voleibol a treinadores croatas no Odbojkaški Klub Marina Kaštela, que milita na 1º divisão e onde se formaram reconhecidos jogadores de voleibol.
“Foi uma experiência única, gratificante e enriquecedora, porque tivemos a oportunidade de dar formação aos treinadores de voleibol croatas e trocar informação entre todos. Tivemos a possibilidade de dar a parte prática a um misto de atletas de formação e de atletas seniores, alguns deles a representarem a selecção nacional da Croácia. Foi interessante a discussão que surgiu entre os treinadores croatas após a temática relacionada com a formação dos jovens atletas”, referiu o investigador Paulo Vicente João.
Já o investigador Luís Vaz teve oportunidade de contactar com a equipa do Rugby klub Nada, um clube que participa na Liga Croata e que tem registado um número crescente de praticantes da modalidade.
“Trata-se da melhor equipa de râguebi da cidade de Split e foi interessante a troca de informação sobre a realidade diferenciada dos dois países”, sublinhou.
Quase três mil quilómetros separam Portugal da Croácia, mas a distância encurta sempre que os objectivos se tornam comuns: “já há algum tempo que temos vindo a desenvolver investigação conjunta e, também, novas parecerias na possibilidade de linhas de trabalho futuras”.