“Protocolo de VO2MAX Airbike Revolution” em curso

“Protocolo de VO2MAX Airbike Revolution” em curso

Uma equipa de investigadores do CIDESD está a desenvolver o estudo “Protocolo de VO2MAX Airbike Revolution”, que tem como principal objectivo validar o protocolo de rampa incremental de intensidade realizado na Airbike Revolution para medição do VO2MAX (ml.kg.min-1) que determina a quantidade máxima de oxigénio que o corpo humano consegue consumir durante o exercício físico.

Nesse sentido, os investigadores Nuno Garrido, Rui Lemos, José Vilaça, Victor Reis, Diogo Oliveira e António Silva promoveram a realização de dois testes máximos na Airbike Revolution (teste e re-teste) na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Entre Maio e Junho, 18 jovens adultos, do sexo masculino e com prática de actividade física regular, foram submetidos aos testes.

«Os protocolos usados são idênticos no momento em que a intensidade é aumentada, de minuto em minuto e, também, no critério de término do teste até à exaustão. A diferença é que, na Wattbike, a intensidade aumenta através da resistência externa, mantendo a cadência de movimento enquanto que na Airbike Revolution, cujo funcionamento é através da resistência do ar, a intensidade aumenta sempre que aumenta a cadência», explicou o investigador Nuno Garrido.