Projecto do CIDESD é apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian

Projecto do CIDESD é apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian

Centrado na promoção do pensamento criativo, o projecto “Skills4genius” foi seleccionado pela Fundação Calouste Gulbenkian para integrar o programa “Academias do Conhecimento”. As actividades vão arrancar até ao final do mês de Outubro, nas cidades de S. João da Madeira e Vila Real.

«Esta iniciativa da Fundação Calouste Gulbenkian é um exemplo a ser seguido. Mostra como as organizações financiadoras de ciência, mesmo com poucos recursos, podem ser capazes de se centrar nas questões mais relevantes para o desenvolvimento do País. O projeto Skills4genius é também um bom exemplo das potencialidades do desporto para desenvolver competências transversais, que são a chave que permitirá abrir portas para os difíceis e imprevisíveis cenários do futuro», afirma o director do CIDESD, Jaime Sampaio.

Nesta 1ª edição do programa Academias Gulbenkian do Conhecimento, concorreram cerca de 600 instituições. Foram escolhidas 33, das quais 16 foram enquadradas nas Academias de referência e as restantes nas Academias experimentais.

Para Sara Santos, a investigadora do CIDESD que será responsável pela coordenação deste projecto, receber o apoio e a confiança da Fundação Calouste Gulbenkian é «uma enorme honra». «Este apoio é imprescindível para dar mais notoriedade ao projecto e para difundir, a nível nacional, as directrizes pedagógicas do Skills4genius, estreitando colaborações entre as comunidades educativa e desportiva», acrescenta.

Estimular o pensamento criativo desde tenra idade para contrariar o seu declínio com a idade é o principal foco desta academia experimental. «Queremos desenvolver o pensamento criativo nas crianças, promover a sua adaptabilidade e a sua capacidade de resolução de problemas, suportando as práticas do Skills4genius na utilização de recursos tecnológicos», sublinha.

Assim, vão ser criados «contextos enriquecedores», onde confluem a prática desportiva e as actividades de resolução criativa de problemas. «Em paralelo, pretendemos reforçar os pressupostos do Skills4genius para que futuramente seja considerada uma metodologia de referência», frisa a investigadora.

De São João da Madeira a Vila Real

O arranque das actividades está previsto para o final de Outubro, nas escolas primárias das cidades de São João da Madeira e Vila Real. «A academia Skills4genius tem como parceiros a Câmara Municipal de São João da Madeira e a Associação Desportiva e Cultural da Escola Diogo Cão, prevendo-se a realização de sessões de 60 a 90 minutos, duas vezes por semana», adianta a coordenadora.

A academia vai contar com a participação de, aproximadamente, 500 crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos, assim como com o envolvimento de 30 professores do 1º ciclo que vão receber formação específica. «Todos os professores e treinadores interessados podem assistir à formação, já que vai ser aberta à comunidade», esclarece.

Ciência e intervenção de mãos dadas

A academia Skills4genius vai aproximar a comunidade da ciência que se faz no CIDESD, uma vez que os pressupostos do programa vão orientar as práticas pedagógicas para que, no futuro, os professores possam criar ambientes que favoreçam a criatividade nas crianças. «Vamos incidir na formação dos professores, de forma a garantir a continuidade e a sustentabilidade do trabalho iniciado com esta academia. É fulcral que os professores actualizem e ajustem os seus modelos de ensino às exigências da sociedade actual», explica a coordenadora.

Se, por um lado, a academia Skills4genius veio «reforçar as competências do Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD) no desenvolvimento de programas de intervenção pioneiros», por outro, o CIDESD, enquanto entidade promotora, vai garantir «um exímio rigor científico durante as sessões e disponibilizar os seus recursos tecnológicos inovadores para monitorizar os resultados». «Este apoio da Fundação Calouste Gulbenkian vem consolidar a notoriedade, já há muito reconhecida, da investigação produzida pelo CIDESD», conclui a investigadora Sara Santos.

O director do CIDESD aponta ainda «a forma como o projeto agrega uma unidade de I&D com um município e uma associação desportiva de diferentes locais do País». «De facto, não é a competição, mais sim a colaboração que nos permite dar novas soluções aos problemas actuais», acrescenta.

As Academias Gulbenkian do Conhecimento são uma iniciativa da Fundação Calouste Gulbenkian, que vai apoiar organizações da sociedade civil com 2,5 milhões de euros nos próximos cinco anos para que desenvolvam competências fundamentais em crianças e jovens. Até 2023, a Fundação pretende chegar a 10 mil crianças e jovens, dotando uma centena de organizações sem fins lucrativos de metodologias e estratégias que, comprovadamente, desenvolvam novas competências.