Pedro Caixinha colabora em estudo do CIDESD

Pedro Caixinha colabora em estudo do CIDESD

“Speed synchronization, physical workload and match-to-match performance variation of elite football players” é o mais recente artigo dos investigadores Bruno Gonçalves, Diogo Coutinho, Bruno Travassos, Hugo Folgado e Jaime Sampaio, publicado na revista PLoS One. Centrado na análise do rendimento em futebol, este trabalho tem como co-autor o treinador profissional Pedro Caixinha, que esta época dirige a equipa mexicana do Cruz Azul.

O estudo analisou 51 jogos oficiais de uma equipa de futebol profissional para identificar a sincronização das velocidades dos jogadores durante o jogo e perceber como estas se alteram no decorrer da partida e, também, ao longo da época desportiva. «Este trabalho permite melhorar o conhecimento sobre as relações de coordenação entre os jogadores face às exigências do próprio jogo e, consequentemente, tem implicações para o treino», afirma o investigador Bruno Gonçalves.

O treinador Pedro Caixinha reconhece que a análise deste tipo de dados tem permitido «perceber melhor as dinâmicas colectivas da equipa, no que diz respeito à conquista de espaço com os constrangimentos temporais próprios do jogo ou, por exemplo, no que diz respeito aos efeitos específicos da fadiga ao longo do tempo de jogo e em determinados grupos de jogadores». «Um treinador de alto rendimento nos dias de hoje tira muita vantagem em dispor destes dados objectivos dos seus jogadores e em utilizar métodos mais avançados de simplificação e visualização de dados», sublinha.

Para o investigador Jaime Sampaio, este estudo representa «muito bem o estado da arte na análise do rendimento em futebol», porque «reúne contributos complementares de investigadores e treinadores», é multidimensional, «no sentido de modelar o rendimento com variáveis físicas e tácticas» e utiliza tecnologia, processamento e métodos de visualização de grande complexidade para «chegar a resultados de relativa simplicidade e utilidade».