Mais de 300 pessoas participaram no CIDESD 2019

Mais de 300 pessoas participaram no CIDESD 2019

Uma dezena de conferências, 72 comunicações orais, 129 posters, 15 países representados, seis workshops, uma feira de investigação e desenvolvimento, um pré-simpósio e 336 pessoas acreditadas. São estes os números da 5ª edição do Congresso Internacional do CIDESD, que decorreu de 31 de Janeiro a 2 de Fevereiro, no Instituto Universitário da Maia (ISMAI).

Para o director do CIDESD, foram «três dias excepcionais», ao longo dos quais «os investigadores puderam partilhar perspectivas e resultados de investigação ao mais alto nível, num ambiente verdadeiramente descontraído». «A organização do CIDESD 2019 foi notável e não posso deixar de congratular todos os jovens participantes que fizeram um grande esforço para realizar as suas apresentações em língua inglesa. Foi um passo muito importante, porque permite que os trabalhos e os seus autores fiquem expostos à crítica internacional e, assim, acelerem o seu desenvolvimento. Não há futuro sem ciência e é um orgulho muito grande perceber que se consolidou um evento desta natureza num patamar de qualidade tão relevante», sublinha Jaime SampaioTodos os trabalhos apresentados já estão disponíveis para consulta no livro de resumos do CIDESD 2019.

A sessão de abertura foi presidida pelo reitor do ISMAI, Domingos Oliveira Silva, que enalteceu o trabalho desenvolvido pelos investigadores do CIDESD, uma opinião corroborada, também, por Paulo Ramalho, vereador da Câmara Municipal da Maia, e pelo vice-reitor para a área da investigação e da inovação da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Emídio Gomes.

«Este congresso surge numa fase de plena afirmação do projecto universitário do ISMAI, no qual a área das Ciências do Desporto se assume como um pilar. Foi com enorme orgulho que registámos uma enorme adesão da comunidade científica nacional e internacional. Por isso, só podemos estar satisfeitos com o resultado e, naturalmente, motivados para continuar o percurso de consolidação da nossa identidade nas Ciências do Desporto em Portugal e além-fronteiras», refere o vice-director João Viana, responsável pela organização do CIDESD 2019 no ISMAI.

Além do público nacional, o Congresso Internacional do CIDESD 2019 contou com a presença de participantes da Alemanha, Brasil, Canadá, Escócia, Espanha, França, Holanda, Hungria, Inglaterra, Irlanda, Islândia, Itália e País de Gales. «Estamos muito satisfeitos com o alcance internacional conseguido nesta edição. O CIDESD 2019 alcançou uma dimensão notável não só a nível nacional, mas também com um envolvimento significativo e diferenciador de participantes vindos de diferentes países, dentro e fora da Europa. A combinação da participação de investigadores internacionais e de jovens investigadores portugueses das diferentes instituições universitárias e centros de investigação na área das Ciências do Desporto contribuiu grandemente para o aumento da diversidade na troca de ideias e de projectos inovadores», refere a investigadora Elisa Marques, que esteve directamente envolvida na organização do evento.

Além de ser certificado pelo IPDJ, o Congresso Internacional do CIDESD estreitou, também, a ligação entre a investigação científica e o desenvolvimento tecnológico, promovendo uma feira onde estiveram presentes 11 expositores, entre os quais alguns colaboradores de I&D de áreas como as tecnologias de monitorização da performance e aptidão física, tecnologia e inovação têxtil e nutrição desportiva.

Na sessão de encerramento do CIDESD 2019, o director Jaime Sampaio anunciou que a Escola Superior de Desporto de Rio Maior (ESDRM) será a instituição anfitriã da próxima edição do Congresso Internacional do CIDESd, em 2021.

Tags: