
09 Jul Investigadores marcam presença no congresso do ECSS
O 24ª congresso anual do European College of Sport Science (ECSS 2019) contou com a participação dos investigadores Ana Sousa, Gustavo Silva, Maria João Lagoa, Mariana Cunha, Pedro Figueiredo e Susana Póvoas.
A investigadora Ana Sousa viajou até Praga para apresentar os resultados preliminares do seu projecto de pós-doutoramento “Exercise in Hypoxia and Nitrate Supplementation in Health and Disease: is the whole greater than the sum of its parts?”. «Além da apresentação oral intitulada “Aerobic and anaerobic perturbations induced by acute normobaric hypoxia exposure in trained cyclists”, a participação nesta 24º edição do congresso anual do Colégio Europeu de Ciências do Desporto foi importante para a consolidação de uma rede de sinergias entre investigadores de índole internacional, na qual este projecto se consubstancia», refere.
Os investigadores Gustavo Silva e Maria João Lagoa apresentaram os resultados parciais do projecto “Family in Move”, realizado em colaboração com os estudantes dos cursos de 2º ciclos do ISMAI, nomeadamente do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundários e do Mestrado em Exercício Físico e Saúde. No âmbito deste projecto, foram apresentados os trabalhos “Differences in perceived social support in boys engaging or not organized sport”, da autoria de Gustavo Silva, Luísa Aires, Helena Baptista, Carla Sá e Maria João Lagoa, e “Do adolescents perceived parental support are different by gender to participate in regular sport?”, assinado por Maria João Lagoa, Luísa Aires, Carla Sá, João Viana e Gustavo Silva.
«A participação dos nossos investigadores foi muito gratificante face aos feedbacks recebidos pelos resultados apresentados e extremamente motivante no sentido do desenvolvimento e da consolidação de futuras colaborações na investigação dos determinantes da actividade física e da participação desportiva em crianças e jovens», sublinha o investigador Gustavo Silva.
Para a investigadora Maria João Lagoa, a participação do ECSS foi «uma excelente oportunidade para apresentar mais um dos resultados do programa “Family in Move” e desenvolver novas colaborações». «Os resultados demonstraram que as raparigas apresentam menos níveis de actividade física (AF) e percepção do apoio parental para a AF do que os meninos. Adicionalmente, a participação das raparigas no desporto depende da percepção do apoio parental para a AF. Os pais precisam de dedicar mais atenção às intenções da prática desportiva dos seus filhos, principalmente das raparigas. Consequentemente devem apoiar mais as suas filhas para a prática de actividade física», conclui.
Este ano, o congresso do European College of Sport Science (ECSS 2019) decorreu em Praga (República Checa), entre os dias 3 e 6 de Julho. A próxima edição do evento (ECSS 2020) terá Sevilha como cidade anfitriã.