Investigadores do CIDESD no V Congresso de Futebol

Investigadores do CIDESD no V Congresso de Futebol

Os investigadores do CIDESD Diogo Coutinho e Rui Marcelino participaram no V Congresso de Futebol, que decorreu a 10 de Abril, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

“O papel dos Constrangimentos nos jogos reduzidos” foi o tema apresentado por Diogo Coutinho. “Procurei expor quais os efeitos da manipulação das diferentes regras e quais as suas consequências nos comportamentos dos jogadores. Por outro lado, quis destacar a importância da variabilidade quer na aprendizagem, quer em expor os jogadores a contextos que promovam a sua adaptação”, explicou.

Rui Marcelino abordou a temática do “Scouting no Futebol”, colocando em evidência as fragilidades do modelo tradicional de Scouting no Futebol moderno e avançando com propostas e modelos alternativos/complementares. “Numa plateia essencialmente constituída por treinadores, já aguardava alguma relutância em aceitar de forma consensual os argumentos que apresentei. Após a minha apresentação inicial, intencionalmente provocatória, iniciou-se uma troca de opiniões muito rica com os participantes, tendo ficado clara a necessidade inequívoca de as estruturas técnicas dos clubes desportivos adquirirem hábitos e rotinas de trabalho alicerçadas no método científico, em detrimento de percepções impressionistas caracterizadas por enorme subjectividade”, referiu.

A organização da 5ª edição do Congresso de Futebol foi da responsabilidade do Núcleo de Estudantes de Desporto da UTAD. “Ter a oportunidade de participar neste evento foi muito gratificante. Para mim, partilhar evidência científica, juntamente com reflexões pessoais acerca do nosso objecto de estudo, representa uma extensão necessária à nossa posição académica”, frisou Rui Marcelino.