
10 May Investigador protagonizou palestra na UTAD
A problemática das Drogas e da Toxicodependência foi o tema da palestra proferida pelo investigador Francisco Saavedra, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).
“Esta palestra teve como objectivo desenvolver a reflexão e a criação de uma atitude e espírito crítico sobre as questões associadas ao uso de substâncias e despertar o interesse para uma actuação preventiva. É fruto de um trabalho de análise exaustiva da literatura científica sobre as questões associadas ao uso, prevenção e terapia do consumo de drogas”, referiu.
Promovida pelo Conselho Pedagógico da Escola de Ciências da Vida e do Ambiente (ECVA), a palestra “Toxicodependência e as drogas. Porque nos havemos de preocupar” teve lugar a 9 de Maio, com cariz de formação no âmbito da unidade curricular de Seminário, comum e transversal aos cursos de 1º ciclo daquela Escola.
“Como principais resultados constatou-se que a prevenção do abuso de drogas não consiste apenas em dar os meios para resolver o problema, mas ensinar a pensar, a fazer escolhas, ajudando o indivíduo a envolver-se na sua comunidade, como cidadão de pleno direito. Não é fácil para os pais e educadores serem agentes activos de prevenção do uso de substâncias. Falta de informação, falta de tempo, dificuldade de saber como abordar este assunto e a melhor forma de o fazer, qual o momento certo, são algumas das variáveis que não facilitam o papel dos educadores nesta tarefa”, acrescentou o investigador do CIDESD.
No final, o professor Francisco Saavedra destacou, ainda, a relevância e papel dos pais e educadores para desenvolverem uma atitude educativa “mais participante, mais próxima e previdente”, pois “são os primeiros e últimos agentes da prevenção para o uso de substâncias alteradores dos estados de consciência”. “É fundamental a implementação de estratégias preventivas e uma atitude proactiva e educativa para com o problema da droga e da toxicodependência”, reiterou.