22 Jan Estudo: futebolistas nascidos no primeiro semestre são mais chamados às Seleções
Um estudo divulgado hoje pelo Instituto Politécnico da Guarda indica que os futebolistas nascidos no primeiro semestre do ano têm maiores probabilidades de serem chamados às seleções nacionais, em especial nos escalões de formação.
Nas convocatórias da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) em 2018, o cenário atinge o pico nos sub-16, escalão que nesse ano teve 88% de jovens convocados nascidos no primeiro semestre e apenas 12% na segunda metade do ano.
De acordo com o estudo, elaborado por estudantes do Politécnico da Guarda, “os resultados indicam uma forte tendência para os futebolistas nascidos no primeiro semestre do ano dominarem as convocatórias para as seleções jovens, especialmente entre os 15 e 19 anos”.
“A explicação para uma maior representatividade dos atletas nascidos nos primeiros meses do ano prende-se com a vantagem temporal associada a um maior desenvolvimento antropométrico (ex: altura, peso), físico (ex: forca, velocidade), entre outros”, sustentou o orientador do estudo, Pedro Tiago Esteves.