
06 May Estudante do IMPAS testa metodologia para análise do lançamento do dardo
Flávia Costa, aluna do mestrado internacional em Análise da Performance Desportiva (IMPAS), defendeu, recentemente, a tese de mestrado intitulada “A importância dos dispositivos IMU como complemento à análise cinemática no lançamento do dardo”.
«O que me levou a elaborar este trabalho científico foi o ímpeto de contribuir para o atletismo e para a forma de acesso à informação em contextos de treino. O principal propósito prende-se com o desejo de estreitar a relação entre a ciência e o treino, visando a melhoria das determinantes técnicas e, posteriormente, da performance», refere.
A análise do lançamento do dardo e das suas determinantes cinemáticas tem sido feita com recurso ao vídeo, um método que, em contexto de treino, «é uma ferramenta de feedback lento, tornando-se pouco útil para treinadores e atletas». «Assim sendo, este trabalho permitiu aplicar e reconhecer o papel importante das unidade de medição inercial (IMU) para a melhoria do acesso à informação cinemática em contexto de treino», acrescenta Flávia Costa.
A utilização desta nova metodologia só foi possível graças ao apoio recebido durante o mestrado internacional em Análise da Performance Desportiva (IMPAS). «O dispositivo IMU que utilizei para recolher os dados – VMAX PRO (Blaumann & Meyer – Sports) – foi-me apresentado durante o meu semestre na Alemanha, pelo CEO da empresa Guido Meyer. Após uma longa conversa e apresentação do dispositivo IMU, fiquei muito curiosa sobre as aplicabilidades do mesmo no meu desporto – atletismo, lançamento do dardo –, o que me levou a elaborar um trabalho de investigação utilizando esta ferramenta.»
A tese de mestrado foi dirigida pela professora Eduarda Coelho da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e membro integrado do CIDESD e co-orientada pelo professor Orlando Fernandes da Universidade de Évora (UE).