Estudante da École Normal Supérieure de Rennes visita o CIDESD

Estudante da École Normal Supérieure de Rennes visita o CIDESD

O investigador do CIDESD Pedro Esteves está a acompanhar a estadia de Sylvain Dugény, estudante de mestrado da École Normal Supérieure de Rennes, no Instituto Politécnico da Guarda (IPG), no âmbito do programa ERASMUS +.

Nesse sentido, ambos deslocaram-se a Vila Real, a 10 de Julho, para uma visita ao CreativeLab, na UTAD, com o intuito de conhecer as infraestruturas, os equipamentos e os projectos em curso. «No mesmo dia, foi ainda possível acompanhar a sessão de treino da Selecção Nacional de Basquetebol de Sub-16, no Pavilhão de Desporto de Vila Real, que implicou o contacto com tecnologia de apoio (sistema WIMU) à monitorização da carga interna e externa dos jovens basquetebolistas. Agradece-se o acolhimento de todo o staff técnico, entre os quais o professor António Paulo e o investigador Jorge Arede», refere Pedro Esteves.

Sylvain Dugény mostrou-se muito satisfeito com a oportunidade de assistir ao treino, por lhe ter permitido «conhecer o staff e descobrir o funcionamento de algumas ferramentas que permitem monitorizar a actividade dos atletas em tempo real». «Pude, também, conhecer os investigadores e os alunos de doutoramento que desenvolvem a sua actividade no CreativeLab. Foi uma excelente oportunidade para trocar impressões acerca de vários temas, ajudando-se a abrir horizontes e a considerar futuras colaborações», acrescentou.

A concluir o primeiro ano de Mestrado em Ciências de Desporto, Sylvain Dugény tem desenvolvido a sua investigação com o objectivo de avaliar a exploração visual do passador no voleibol, sendo que para esse efeito foram efectuadas recolhas de dados em equipas da I Divisão Nacional de Voleibol com recurso à tecnologia de eye-tracking, que envolveram a colaboração do estudante de Mestrado Carlos Silva, do curso de Ciências em Desporto do IPG. «Fui muito bem recebido no IPG e foi uma grande oportunidade de trabalho, numa atmosfera colaborativa favorável, nas minhas áreas de interesse que são a “percepção”, a “acção” e a “decisão-acção” em desportos colectivos. Tendo em conta a complementaridade entre o meu projecto de investigação e a minha experiência prévia em investigação, considero que aumentei os meus conhecimentos e a compreensão da psicologia aplicada ao desporto», concluiu.