CIDESD estuda o envelhecimento na actividade cerebral

CIDESD estuda o envelhecimento na actividade cerebral

A investigadora Carolina Vila-Chã está envolvida num projecto que procura investigar o efeito do envelhecimento na actividade cerebral durante tarefas motoras simples e complexas. Recentemente, acompanhou a visita do investigador Anderson Oliveira, professor na Faculdade de Engenharia e Ciência da Universidade de Aalborg, que participou nas recolhas.

«O professor Anderson Oliveira tem bastante experiência na realização de estudos com eletroencefalografia e a sua visita permitiu-nos desenvolver competências na aplicação deste método de avaliação da actividade cerebral. Além disso, a recolha de dados sob orientação de um investigador com grande know how na área permite a rápida deteção de potenciais problemas e imediata correcção. Estas visitas são sempre extremamente ricas, não só pelo desenvolvimento de competências que proporcionam, mas também por permitir com maior facilidade na definição e desenvolvimento de passos a seguir num futuro próximo», refere.

Durante este mês, a equipa de investigação tem feito recolhas no Laboratório de Avaliação do Rendimento Desportivo, Exercício Físico e Saúde (LabMOV).

«Este projecto procura aumentar o entendimento sobre atividade cerebral em idosos com diferentes níveis de atividade física, visando explorar atividades que melhor contribuam para a funcionalidade e qualidade de vida», conclui a investigadora do CIDESD.