CIDESD colabora com a Cátedra da UNESCO para monitorizar actividade física

CIDESD colabora com a Cátedra da UNESCO para monitorizar actividade física

Está a decorrer a 2ª edição da Universidade Internacional de Verão na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), no âmbito da Cátedra da UNESCO. Esta manhã, os participantes, oriundos de diversos países (Brasil, Espanha, Filipinas, Japão, México, Moçambique, etc.), percorreram uma parte do Caminho Interior de Santiago de Compostela e uma equipa de investigadores do CIDESD encarregou-se de monitorizar essa actividade.

Por entre estradas, passeios estreitos, aldeias silenciosas, caminhos íngremes pela floresta e passagens com vestígios romanos, os 18 participantes percorreram 9,2 quilómetros desde a Praça do Município de Vila Real até à aldeia de Escariz, onde visitaram o afloramento rochoso “Mão do Homem”, um sítio de arte rupestre em vias de ser classificado.

«Os investigadores do CIDESD utilizaram tecnologia GPS e monitores de frequência cardíaca para descrever o percurso com parâmetros de carga externa e carga interna, bem como para estudar o impacto da variabilidade dos percursos e da sua riqueza cultural na adesão ao exercício e na percepção do esforço. No final da actividade, os participantes vão receber um breve relatório de toda a sua prestação. Estas tarefas enquadram-se nos objectivos de um dos grupos de trabalho do projecto NanoSTIMA, que o CIDESD está a desenvolver em co-promoção com o INESC TEC, CINTESIS e IT», referiu o director do CIDESD, Jaime Sampaio

No final do percurso, o presidente da Escola de Ciências da Vida e do Ambiente (ECVA), Artur Sá, destacou que o envolvimento do CIDESD nesta iniciativa foi «extremamente importante». «Estamos a falar de um centro de investigação classificado como “muito bom” pela FCT e que tem um conjunto de investigadores de reconhecido valor, que tem trabalhado muito esta área ligada ao exercício físico e à fruição da Natureza. Aliás,os estilos de vida saudáveis nasce exactamente como uma proposta pelos elementos do CIDESD envolvidos na criação desta Cátedra da UNESCO», acrescentou. 

Com esta Universidade de Verão, a Cátedra da UNESCO sobre Geoparques, Desenvolvimento Regional Sustentável e Estilos de Vida Saudáveis” procura proporcionar experiências e práticas inovadoras para que os 47 participantes inscritos possam conhecer de perto o território e as suas comunidades.